Dia Nacional do Bombeiro Profissional

Hoje é o dia Nacional do Bombeiro Profissional e, por isso, aproveito este meu espaço para deixar uma palavra de apoio a todos os Bombeiros portugueses, profissionais e também voluntários, homens e mulheres de coragem que arriscam a sua vida no combate às chamas infernais. Não consigo imaginar o terror de estar no meio de um fogo, a tentar controlar aquela força incrível e, por isso, tenho muito respeito por quem o faz.

Este Verão parece que não foi realmente Verão: como já tinha comentado em vários posts, não esteve o calor que é habitual em Portugal. Foi mau para nós que queremos ir à praia e vestir umas roupinhas mais frescas, mas positivo no sentido em que houve muito menos fogos que nos anos anteriores.

Apesar disto, já conhecemos a história: chega o Verão e temos incêndios e mais incêndios, florestas ardidas por inteiro, casas destruídas, uma tristeza. Alguns são fogo posto por criminosos (é que não há outra palavra para descrever esta gente) que não têm vergonha nenhuma de destruir o património natural deste nosso país. Outros são um crime passivo das muitas pessoas que deixam lixo nas nossas florestas, que atiram beatas, plástico e afins para o chão como sedo caixote do lixo se tratasse, deixando o sol e as temperaturas altas fazerem o resto. Em ambos os casos, quem paga é a natureza, que a cada ano que passa vê o seu espaço verde ser reduzido em largos hectares.

Da minha parte, deixo o apelo para que haja mais cuidado com o lixo, e também um grande obrigado a todos a todos os Bombeiros pelo seu trabalho, ao qual não damos o valor merecido: são muitas vezes esquecidos, apesar de serem uns autênticos super-heróis.

Aproveito para relembrar as centenas de Bombeiros que morreram, há 13 anos, no World Trade Center, a tentar salvar as vidas dos milhares de pessoas presas nos edifícios. Não foi no nosso país, mas é importante não esquecer a tragédia que aconteceu neste dia.

Portanto, a todos os Bombeiros, um grandessíssimo OBRIGADO!

abcty ty rdj_thanks lady-gaga