How the sun sees you

Para sermos saudáveis, é preciso apostar na prevenção, a todos os níveis. E ser saudável implica também ter uma pele saudável. Qual o maior inimigo? O nosso querido sol. No mês passado falei da importância de usar protector solar no dia-a-dia, mas esta semana vi um vídeo que não só o demonstra, como ainda nos alerta para a gravidade de não o usar. Assim, volto a este tema, com atenção redobrada.

No vídeo, o realizador aborda pessoas na rua e filma-as com uma câmara ultra-violeta. Através dela, vêem-se mudanças “ainda-não-visíveis” na nossa pele. É ver uma rapariga de pele macia de repente ter imensas rugas e sardas que, a olho nu, não estavam lá. Mas não se deixem enganar, a imagem ultra-violeta é a imagem real, é aquilo que, daqui a algum tempo, a rapariga vai ver ao espelho todos os dias.

Infelizmente, a maioria das pessoas só utiliza protector solar quando vai à praia, ou quando vai passar muito tempo ao sol. Mas esquecemo-nos que o sol também nos queima a caminho do trabalho, quando voltamos das compras, quando estamos numa esplanada a beber café. Até nos dias nublados, é importante nunca sair de casa sem protector solar.

Querem a prova? Ora vejam o vídeo até ao fim e reparem no super escudo que o protector solar representa para a nossa pele – a câmara ultra-violeta não deixa que hajam dúvidas.