Receitas à la Chef

Como sei que vocês gostam que publique aqui receitas, decidi fazer algo especial. Visitei os restaurantes de 3 dos melhores Chefs de Lisboa (Portugal?) e cada um deles partilhou comigo um pouco da sua arte.

Preparados para ficar de água na boca? Não fiquem chateados, deixo-vos as receitas para tentarem a vossa sorte em casa e já sabem… Se quiserem experimentar “the real deal”, é só irem até ao respectivo restaurante e deliciarem-se com estas maravilhas.

Chef José Avillez – CANTINHO DO AVILLEZ

www.joseavillez.pt  www.facebook.com/ChefJoseAvillez

José Avillez tem cinco restaurantes em Lisboa um no Porto: o Belcanto (distinguido com uma estrela Michelin), o Cantinho do Avillez (que existe em Lisboa e no Porto), o Café Lisboa, a Pizzaria Lisboa e o Mini-Bar (o seu primeiro bar gastronómico). Cada um oferece uma experiência gastronómica diferente, mas todos expressam uma enorme paixão pela cozinha.

Visitei o Chef no Cantinho do Avillez, que é um espaço moderno mas tradicional, informal mas sofisticado. Aqui a gastronomia portuguesa ganha novos tons ao juntar-se com sabores e ideias de outros sítios.

Explicou que uma viagem ao México o inspirou na criação da receita destas Vieiras, com uma grande influência da gastronomia da cidade portuária de Veracruz. Quanto ao Risotto, quis quebrar a sua monotonia tradicional adicionando bacon, parmesão e manjericão, que criam momentos diferentes em cada garfada.

O Chef recomenda ambos os pratos para qualquer ocasião, e é essa a característica do Cantinho: a comida é perfeita para uma celebração especial, mas fica também bem no dia-a-dia. Vejam a receita aqui.

collage-2014-10-15

Vieiras marinadas com creme de abacate. // Risotto de cogumelos Portobello com toucinho fumado, parmesão e manjericão.

Chef Nuno Bergonse – MINISTERIUM CANTINA

www.ministerium.pt  www.facebook.com/MinisteriumCantina
www.facebook.com/marisqueiraazul

Nuno Bergonse é Chef de Cozinha no Ministerium Cantina e Ministerium Eventos e é também Chef de Cozinha e co-fundador da Marisqueira AZUL. Brevemente vai abrir mais dois espaços, desta vez na zona “hype” do Cais do Sodré, a conhecida Pink Street (Rua Nova do Carvalho).

No Ministerium Cantina a carta é variada mas invariavelmente informal e ao estilo da cozinha portuguesa: pratos para partilhar e petiscos que sabem bem quer à refeição, quer ao final da tarde enquanto se aproveitam as últimas horas de sol.

Mas ser informal não implica falta de requinte, e a prova está na entrada que nos apresenta. Tendo como inspiração o vinho tinto, o Outono e os sabores “invernais”, criou esta delícia.

Por ser uma entrada algo sofisticada, recomenda-a para jantares em ocasiões especiais ou festivas.  Receita aqui.

collage-2014-10-15 (3)

Bombons de uva tinta, foie gras, chocolate e pimenta rosa.

Chef Paulo Morais – UMAI

http://restauranteumai.blogspot.pt  www.facebook.com/pages/umai-restaurante/

Paulo Morais trabalha a cozinha japonesa há mais de 25 anos, tendo passado por restaurantes como o Furusato, Midori e Bica do Sapato. Actualmente é dono e Chef do Umai, professor na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, e tem ainda o projecto de formação de Sushimen, “School”.

O sushi é a comida da moda mas, como o próprio Chef me disse, isso não quer dizer que tenha de ser massificado. As pessoas estão habituadas ao salmão e atum, mas no Umai o sushi é elevado a outro nível.

Apresentou-me um prato com vários tipos de sushi, todos eles com inspiração no Outono. O Chef salientou que tem como filosofia utilizar produtos de modo sustentável, tendo o cuidado de escolher os ingredientes da estação e de, por exemplo, não utilizar atum (devido às condições não-sustentáveis em que a pesca é feita). Assim, as maravilhas que vêem na fotografia têm cogumelos, dióspiros e os peixes mais usuais desta altura do ano. São peças originais e quem ainda não veio experimentar nem faz ideia do que está a perder… Isto sim é sushi!

Uma vez que estas peças são bastante complicadas de fazer, o Chef deu-nos uma receita para “principiantes”, que está aqui.

collage-2014-10-15 (2)

Sushi de Outono.