Travel Log #6

Desde que cheguei a Bali que quis fazer aulas de culinária, mas todos os preços que fui vendo eram super caros (em dólares estamos a falar de 60)…

Continuei a viajar e foi em Ubud que me chegou a informação de umas aulas de Bali Cooking muito bem classificadas pelo TripAdviser que estavam disponíveis para o dia seguinte, e a metade do preço das outras aulas que tinha visto.

Foram-me buscar, no carro conheci uma família canadiana que está a viajar há 9 meses! Que sonho, ui. Casal com dois filhos (um de 8 outra de 12), decidiram tirar um ano para fortalecer a relação da família e os valores entre eles. Eu acho magnífico, os miúdos estão a fazer homeschooling enquanto viajam.

Bem, voltando à cozinha. Comecei o dia no mercado, que te deixa muito a pensar quando vês as condições da comida, ou neste caso como é tratada… Vês cães nas mesas, ratos a passar, insectos e moscas… O nosso guia fez logo questão de dizer que de todos os ingredientes que íamos usar, nada viria do mercado pois não queriam que tivéssemos BB (Bali Belly).

segunda ubud 1 segunda ubud 2 segunda ubud 3 segunda ubud 4 terça ubud 1terça 4

As da baixo foram importadas da Austrália.  Como sempre continuo a defender alimentação biológica.

As da baixo foram importadas da Austrália.
Como sempre continuo a defender alimentação biológica.

terça 3

Next stop... Campos de arroz!

Next stop… Campos de arroz!

Seguimos para os campos de arroz e para a aula. Fomos recebidos em casa da família que nos ia ensinar a cozinhar, ambiente super caseiro. Fez-nos ali uma pequena explicação de como viviam todos juntos, de que o mais velho da casa ficava sempre com o quarto virado para Norte e, quando os filhos homem casavam, a lua de mel era no quarto dos avós ou do mais velho da família. Ahhh e quando os filhos nascem nunca deitam a placenta fora, enterram no jardim junto ao quarto do mais velho, virado para Norte.

Bem, continuando, devem estar a pensar “porque paguei para ir descascar cebolas?”, certo?

Eu fui a única do grupo a fazer o prato vegetariano. Aprendi a fazer sopa de cogumelos e vegetais, o molho básico amarelo, frango em caril de coco, mistura de frango grelhado em paus de bambo, vegetais em molho de amendoim, salada de coco e feijões, peixe cozido a vapor em folhas de banana, banana cozida em açúcar de palma. Portanto estão a ver, passei a manhã a cozinhar e a aprender uns quantos pratos que vou poder (tentar) fazer em casa. Troquei o frango por tofu, mas cada um faz como quer. No fim recebes umas fotocópias com as receitas e opções de troca de ingredientes que podemos não ter no nosso País.

campos de arroz 1 2 3 4 5 6 7

Versão final do prato de frango

Versão final do prato de frango

Versão final Tofu

Versão final Tofu

Posso-vos deixar o site, caso estejam a pensar em viajar não percam a oportunidade de fazer aulas, mesmo que não seja nesta. É sem dúvida uma mais valia para quem gosta de cozinhar.

E ainda vos deixo a receita da sobremesa, que é super fácil…

www.paon-bali.comSubawaubud@yahoo.com

Ahhhhh e terminei o meu dia com uma cremação linda…

I love Ubud <3

Beijos

sobremesa

Ingredientes:

  • 2 bananas
  • 2 colheres de açúcar de palma
  • 2 colheres de creme de coco
  • 5 pedaços de jaca
  • 1 folha pandanus
  • 1 colher de farinha de milho (opcional)
  • Uma pitada de sal
  • 2 chávenas de água
  • Nota: as colheres são de sopa

Topping opcional:

  • Uma colher de coco ralado
  • Uma colher de açúcar de palma

Instruções:

  • Cortem as bananas e a jaca em fatias finas, e ralem o açúcar de palma.
  • Fervam a água e acrescentem a folha de pandanus, a banana, a jaca, o açúcar de palma e o creme de coco. Entretanto, num recipiente à parte, juntem a farinha de milho a duas colheres de água e misturem. Deixem a mistura de banana cozinhar por 2 minutos e depois adicionem o líquido da farinha de milho, misturando devagar, para engrossar.
  • Misturem por menos de um minuto e tirem a panela do lume. Sirvam num prato de sobremesa.
  • Para fazer o molho opcional, fervam uma colher de açúcar de palma em meia chávena de água, até que se torne consistente. Usem esta mistura como topping e terminem com o coco ralado por cima.