
Aquela altura do mês
Não é a primeira vez que falo disto no blog mas aqui vai… Homens, não desvalorizem este post!
Período, menstruação, história… Sei lá quantos termos existem… A verdade é que arranjamos mil códigos para não dizer o nome mesmo, e quando chegamos à nossa altura do mês fazemos tudo para tentar ser discretas… Porquê? Porque é feio outra pessoa imaginar que estamos a sangrar entre as pernas? Quando digo outra pessoa talvez me refira mais a um homem, como não satisfaz as exigências que nos são impostas ao longo do nosso crescimento pelo sexo oposto, crescemos a esconder esta altura do mês… Será?
Acho que já nos aconteceu a todas estarmos desprevenidas, aparecer sem estarmos à espera e não termos tampões ou pensos connosco (principalmente se não tomam a pílula, como é o meu caso). Ou aquele momento desconfortável quando estamos na praia e reparamos que temos o cordão do tampão fora do bikini…
Acho que chega deste preconceito, não temos culpa de termos as nossas hormonas ao rubro e o nosso temperamento estar um bocado mais fragilizado, de ficar com a barriga e as pernas inchadas, ter apetites maiores e até as lágrimas chegarem com mais pressa… Não decidimos ser assim!
A última vez que escrevi sobre este tema recebi mil e-mails que me fizeram perceber que não estou sozinha. Sofro para caraças com dores, ao ponto de ficar de cama… Há meses em que nem sequer vou trabalhar no primeiro dia de menstruação, sabem porquê? Não consigo mesmo, tenho dores, suores frios, tonturas, tudo e mais alguma coisa!
Nos Estados Unidos fizeram um estudo e chegaram à conclusão que há uma enorme percentagem de mulheres que são despedidas porque faltam ao trabalham nos primeiros dois dias da menstruação… Mas que solução temos? Eu ainda não encontrei nenhum remédio milagroso a não ser assumir… Assumir a realidade durante aquela semana que não escolhi ter mas que faz parte de mim, quer eu queira quer não.
Portanto, não tenham vergonha quando têm de tirar o tampão ou o penso da mala para ir à casa de banho, não temos que andar às escondidas! É algo perfeitamente natural!
Tenho dito!
P.S – Como ja perceberam, estou pré-menstrual hahahahaha
P.P.S – Alguém já experimentou o copo? Gostaram? Nunca experimentei mas gostava de ouvir as vossas opiniões!
P.P.P.S – Já que não temos outro remédio senão comprar pensos, tampões, etc… Não faria sentido ser comparticipado pelo Estado, para as mulheres que estão a passar maiores dificuldades? Não é um bem essencial? Vai haver quem goze com isto mas arrisco-me na mesma.
É isto, Jessy, sem tirar nem pôr. 🙂
Concordo que devia ser comparticipado! 😀
Infelizmente sei bem o que isto é, tenho dores horríveis nos 3 primeiros dias já para não falar que tenho 5 dias de fluxo muito intenso. Chego a não poder sair de casa porque tenho tantas dores que só sei estar deitada com os joelhos encostados à barriga e chorar. Já para não falar na quantidade de medicação que tomo e na quantidade de roupa que sujo por ter um fluxo intenso.
Admiro aquelas mulheres que nem dão conta de estarem com o período, eu também não tomo a pílula o que faz com que ele apareça quando quer e me deixe muitas vezes em más situações mas ando sempre prevenida.
Já fui ao ginecologista e está tudo bem comigo felizmente não tenho endometriose como todos os meus sintomas ditavam.
Pensei que existia pouca gente como eu mas ultimamente tenho lido testemunhos que me mostram o contrário.
Beijinhos para todas 🙂
Na maior parte das vezes só os especialistas em endometriose é que a conseguem descobrir. Em algumas mulheres aparece na TAC, mas noutras só dá para descobrir através de laparoscopia.
Olá Marisa! Desculpa intrometer-me mas não consigo deixar passar… Reforço o que diz a Alexandra Gomes, na maior parte das vezes um GO que não tenha olho clínico bem treinado para endometriose, pode não conseguir diagnosticar corretamente… Não tens porque perder qualidade de vida dessa maneira. Procura mais informações em mulherendo.pt e consulta um especialista. Pelo menos tiras as teimas!
Olá 🙂 obrigada pelos comentários. A verdade é que a minha médica de família disse que deveria ser endometriose mas para marcar no ginecologista e eu fui lá e ele disse logo que não era endometriose. Claro que fez os exames normais mas TAC não fiz nenhuma. Eu sei que tenho todos os sintomas mas como ele disse logo que não era fiquei descansada.
Há médicos especializados em endometriose? Pensei que um GO era o suficiente
Mais uma vez obrigada 🙂 beijinhos a todas:)
Olá!
Há vários exames de imagem que ajudam a fazer o diagnóstico mas para um GO conhecedor da patologia, o exame clínico é muitas vezes o suficiente para indicar um caminho!…
Manda mail para geral.mulherendo@gmail.com e expõe as tuas dúvidas!
A minha história é tal e qual a tua! O meu ginecologista é dos melhores que possa haver, mas quando falei em endometriose fez-me uma ecografia, uma ecografia endovaginal e análises ao sangue e disse: “Não é endometriose.”, como se algum desses exames fosse suficiente! Até agora ainda não pude consultar um especialista em endometriose, mas pelo que vi, o melhor é o Dr. António Setúbal (planeio consultá-lo eventualmente). Se a TAC / Ressonância Magnética não mostrarem nada, tira as dúvidas com a laparoscopia. Mais vale isso do que ficar na dúvida! Como eu ainda não pude tirar a minha, fui diagnosticada com Síndroma do Intestino Irritável, o que pode ser verdade, mas até fazer tudo o resto, não posso ter a certeza! Beijinhos
Eu uso a copa menstrual a quase 3 anos e foi a melhor coisa que fiz. Adoro, não a fios pendurados, não a odores, não a coisas tóxicas dentro do corpo e claro, bastante mais económico que tamos ou pensos. As primeiras vezes e um bocado estranho. Mas eu já estou super habituada e adoro. Recomendo 100%
Eu uso o copo há cerca de 2/3 meses e foi a melhor compra que fiz!! Comprei na farmácia, custou-me 16€ penso eu. Há quem ache caro, mas a longo prazo sai muito mais barato do que os tampões/pensos.
Além de que é altamente ecológico.
Aconselho a todas a usarem o copo, é enconómico, prático e ainda ajudam o ambiente 🙂
Compra o copo Jessy e experimenta, não vais querer outra coisa 🙂
Jessy, desculpa o abuso, mas não tomas a pílula por opção ou porque não te das bem com ela?
Eu tomo, e há alturas que tento deixar de tomar, mas tenho tantas dores e tanto fluxo que volto sempre a pílula 🙁 nisso ajuda-me imenso!! Contudo admito que tenho muito receio em tomar dado os efeitos secundários e aliado ao facto de eu ter excesso de peso.
Ah e 🙂 ADORO o teu livro “Não queiras ser perfeita” tem sido uma ajuda enorme nesta minha batalha com o peso e aceitação da minha imagem.
Um enorme beijinho*
A melhor opção para além da pílula é o SIU. É um DIU, mas com uma pequena quantidade de hormonas que são libertadas localmente, ao contrário da pílula, que envia as hormonas para a corrente sanguínea. O SIU é conhecido diminuir a duração, fluxo e dores do período. Espero ter ajudado 🙂
Estou contigo Jessy! Não passa pela cabeça dos homens os gastos financeiros que uma mulher tem para andar minimamente mais “mulher”, passo a citar esses gastos: depilação (e se forem mulheres com problemas hormonais a brincadeira não fica nada barata), manicure, Pedicure, Cabeleireiro, não esquecendo os produtos de higiene íntima. É uma estupidez… Muitos ainda acham que se uma mulher não tem a depilação feita é porque é desleixada.
Desculpa se fui um bocado bruta a falar, mas entendo-te perfeitamente e acho que é mesmo bom termos alguém a dar voz por tudo o que passamos e muitas vezes desvalorizam.
Obrigada, mesmo, Jessy.
Tenho o meu copo a já a 4/5meses. Comprei na wells no continente que acabou por ficar mais barato 😉 Já recomendei a amigas. Acho muito prático e depois a questão da higiene, ser ecológico, uma pessoa sente-se mais “fresca”, não há odores… E sim dá para praticar desporto! Mesmo na água fica tudo no sítio não há fugas o que é óptimo para praticar desporto e para o verão irmos descansadas para a praia, piscina etc. Recomendo! Depois de uma pessoa se habituar não se quer outra coisa. (No início ainda colocava um penso diário pk tinha medo que algo acontecesse)
O copo é optimo! depois de o usarmos a primeira vez ( que ficamos a olhar para aquilo com certo desconforto WTF), não queremos outra coisa nem pensamos em voltar aos tampões, que nos deixam de parecer tão higiénicos assim.
Aconselho a todas, é hipoalergénico, dura mais tempo (mesmo com muito fluxo não temos que estar sempre a mudar ou com medo “que se note”), e é super AMIGO DO AMBIENTE! Dura até 10anos.
*****
Quando experimentares o copo garanto que não vais querer outra coisa. Super confortável , higiénico, e prático! Ja convenci muitas das minhas amigas e tias! 🙂 já uso a um ano. É um descanso.
Experimenta o MeLuna cup, é feito de um material a que não é possível ser-se alérgica! 🙂 E para além disso, é o único copo que tem um modelo soft, para as mulheres que são mais sensíveis nessa zona. É a escolha mais ecológica, higiénica, discreta e que dá menos preocupações 🙂
Olá Jéssica!
Ter dores menstruais tão dolorosas ao ponto de faltares ao trabalho não é, de todo, normal. Infelizmente, a ideia de que somos mulheres e temos que aguentar porque dói mas é mesmo assim e faz parte do nosso papel aqui na terra, é popular mas muito errada! Eu tenho endometriose, e tinha esses sintomas que referes, além de muitos outros. O meu diagnóstico foi tardio (levou anos!) por causa desses mitos que ainda existem na nossa sociedade e porque grande parte dos GO não estão sensibilizados para esta doença que atinge cerca de 10% da mulheres em idade fértil… E 10% é muito! Demasiado! Procura, pf, informação aqui: mulherendo.pt. Há especialistas na área em Portugal, não são muitos mas há, e dos bons. Não te resignes e “faz o melhor por ti”!
Olá Jéssica. Que bom post. E que bom ter alguém com visibilidade que fale um bocadinho de tudo de forma natural. Não sofro horrores como tu mas costumo ficar indisposta e também ter dores e devo dizer-te que de forma muito estranha, desde que uso o copo, não tenho sofrido esse tipo de coisas. Descobri há 4 meses e posso dizer que sou fã. É o princípio do “não tenho nojo de mim” para o “é simples, amigo do ambiente” e honestamente, ainda mais higiénico. Eu uso o Lunette (acho que foi o primeiro e gosto muito) mas a minha irmã optou pelo Luna (um pouco mais barato) e está super satisfeita também. Experimenta, não te vais arrepender embora… seja muito esquisito acertar com aquilo. Ora está bem, ora não está… e se não está bem posto, bla bla bla mas com o tempo vamos lá 🙂 Beijinhos
Subscrevo o post da Tânia Simões. 😉
Vai fazer um anito que arrisquei o copo menstrual, com muita curiosidade e porque achava que iria compensar bastante em termos económicos e acima de tudo ecológicos! O primeiro mês é um pouco estranho, como quando usamos um tampão pela primeira vez…no segundo mês já nos parece natural…depois disso até nos esquecemos que o temos! Tirar de 4 em 4 horas ou afins, como tampões? É para esquecer…ele dá um “sinalzinho” se não tiver bem no sítio e facilmente lhe dá-mos um jeitinho em qualquer WC.
Vou confessar que há uns dias fui apanhada de surpresa fora de casa e tive que colocar um tampão e com esse sim, acho que já nem me sentia à vontade :p
Não há que ter medos…pk o nosso corpo não absorve “corpos estranhos” e “uma primeira vez” é quase sempre estranha 😉
🙂 É incrível, nunca mais quero outra coisa. Mas Às vezes ainda desatino com a forma de o colocar. Beijinhos
Jessica, vê o canal de Youtube esta miúda (que no início dos seus vídeos tinha 16 anos) para te ajudar a escolher. Ela é um espectáculo!!! Quem me dera a mim na nossa idade falar com este à vontade sobre o período. Ela é impressionante e ensina umas coisinhas às mulheres desse mundo fora. 🙂 https://www.youtube.com/watch?v=_G87oBd6rOw
Além da endometriose há outras coisas que podem dar sintomas semelhantes. Experimenta procurar informaçao sobre Transtorno Disfórico Pré-Mestrual (TDPM). É tipo TPM mas super-exacerbado. Demorei 17 anos da minha vida a descobrir que tinha isto e desde entao com tratamento mudei a minha vida. De menstruaçoes de 15 dias com TPM mega depressivo de 10 dias mudei completamente. Vale a pena investigar.
Olá Jessica. Eu uso o copo de silicone, a melhor invenção de sempre. Comecei a usar no ano passado depois de ser mãe. É super prático, não gastas (tanto) dinheiro em pensos ou tampões, e não tens a parte chata de ter de tar a mudar de 3 em 3 horas. Obviamente depende do fluxo de cada pessoa, mas podes usar o copo até 10horas!! Não há problemas na praia, não há problemas de vergonhas, acaba se tudo isso. Vale mesmo a pena! Beijinhos e força!