
Aquilo que eu não sabia
Não é segredo para ninguém que eu sou uma das embaixadoras digitais da Compal, e que promovo os sumos porque gosto realmente deles! Mas este post não é sobre isso! É sobre todo um assunto que eu desconhecia e que fiquei a par há umas semanas, numa conversa com a malta da Compal (que são uns porreiros).
Há 5 anos a Compal criou uma iniciativa que eu poderia descrever como sendo uma “Academia de Agricultores” (a Academia do Centro de Frutologia Compal), isto porque, ao contrário do que eu própria pensava, uma das razões para não usarmos mais fruta nacional nos nossos sumos é mesmo o facto de não termos produção nas quantidades necessárias. Para além disso, a fruta usada nos sumos tem de obedecer a uma série de regras, e foi por isso que a Compal criou esta Academia, onde dá formação aos empreendedores na área agrícola.
É um trabalho que demora anos, claro, a plantação de pomares não se faz numa semana! Até que as árvores dêem fruto, às vezes demora 3 anos!!! Mas trabalhando juntos, em parceria, a Compal e os agricultores conseguem lutar contra os desafios que se colocam e desenvolver explorações que dão fruto na quantidade e qualidade necessárias. Não quis deixar de vos dar a conhecer esta iniciativa, uma vez que se trata de um sector tão importante. Portugal é um país rico em recursos naturais, e temos de lutar e continuar a inovar neste sector. O Centro de Frutologia Compal tem sem dúvida feito um excelente trabalho, ao dar formação a uma nova geração de agricultores, tanto em sala como “em campo”.
Deixo-vos algumas fotos da última formação, que se realizou na Frutus e foi dada pela Engª Délia Fialho e o Engº Armando Torres Paulo. E deixo o site, para se poderem informar sobre esta iniciativa: http://centrofrutologiacompal.pt/academia/.
Meninas, é importante consumirmos o que é nosso, o que é feito em Portugal, para darmos mais força aos produtores do nosso país. E especialmente se os produtos forem produzidos de forma sustentável.