
From Kibera With Love
Há quase 3 anos, a Marta Baeta foi fazer voluntariado numa escola da Kibera, a maior favela do mundo. A Marta foi sozinha, mas salienta que a personagem principal desta história não é ela, são as crianças com quem criou uma ligação tão forte que, desde então, o objectivo principal da sua vida é proporcionar-lhes melhores condições de vida e uma educação que as permita sair da favela e viver uma vida melhor.
Quando voltou a Portugal, não esqueceu as crianças que tinha conhecido e criou o projecto “From Kibera With Love”, com o objectivo de assegurar a educação de 16 crianças. Agora já são mais de 60. Com os fundos que angaria através da venda de bens em segunda mão e de doações, financia as propinas da escola, o material escolar, a alimentação, a roupa e tudo o que estas crianças precisam. Desloca-se regularmente ao Quénia para manter o contacto com estas crianças que são como filhos, para garantir que tudo lhes é entregue e assegurado.
Visitando a página de facebook do projecto (aqui), somos imediatamente confrontados com o amor incondicional que a Marta estabeleceu com estas crianças. Nas fotografias, vemos a diferença abismal entre as condições que tinham antes de a Marta entrar nas suas vidas, e as que têm actualmente. Vemos que são mais felizes.
Hoje é Dia da Criança, e aproveito a data para divulgar o ambicioso projecto desta rapariga de 26 anos, licenciada em Relações Públicas, que teve a coragem e a força de espírito para colocar a sua vida ao serviço de um bem maior, ao serviço daquelas crianças. É bom saber que há pessoas assim.
Na página de facebook, podem ver o que a Marta anda a fazer e ajudar com uma doação pontual, monetária ou em bens, ou até apadrinhando uma das crianças.