
Taxistas VS Uber
O tema de hoje é delicado. Como tantos de vocês, vi o vídeo que Nikita Kaminskyy publicou no youtube e que está neste momento a tornar-se viral. (podem ver do que estou a falar aqui)
Em primeiro lugar, deixem-me dizer que tenho perfeita noção que este é um tema controverso, que a Providência Cautelar apresentada pela ANTRAL já foi aceite e que a Uber se situa numa “grey area” da lei. Percebo perfeitamente que os taxistas se sintam injustiçados por terem investido tempo e dinheiro a cumprir regras que agora outros não precisam de cumprir. Dito isto, todos nós temos histórias de taxistas mal educados e pouco profissionais, de taxis sujos e velhos, ou de amigos estrangeiros que vêm visitar e acabam em taxis que dão voltas enormes para o taxímetro disparar. Obviamente que nem todos os taxistas são assim, mas as pessoas estão cansadas e de pé atrás. A Uber é uma opção mais em conta, sabemos de antemão quanto iremos pagar, é mais seguro e cómodo.
No caso que o vídeo apresenta, uma mulher sai do avião e, não querendo pagar 20€ por uma viagem que valia 7 ou 8€ no máximo, preferiu utilizar a aplicação da Uber. E nisto dá-se esta cena vergonhosa. Não sei se a senhora era estrangeira ou não, não sei se isso interessa, mas imaginem a impressão com que uma pessoa acabada de chegar a Portugal fica do nosso país, vendo esta cena à porta do aeroporto.
Por todas estas razões acho que os taxistas, ao invés de tentar destruir a Uber pelas suas próprias mãos (como fazem no vídeo), deviam melhorar o serviço que oferecem. Em vez de gastarem energias a apelar à violência, gastem a inovar e competir com ideias e não com punhos. O mundo mudou e todas as profissões têm de se adaptar, em vez de apenas tentar travar o progresso colocando-se à frente de um carro e impedindo o condutor de cumprir o seu trabalho.
Por acaso concordo, todas as profissões se estão a deparar com dificuldades para se manter no mercado dadas as evoluções. Vingam aquelas que sabem como inovar e melhor servir o cliente
Concorrência para melhorarem, sim. Mas que seja concorrência nos mesmos termos (as duas a cumprir os mesmos deveres), e não concorrência desleal… eu acho que a revolta dos taxistas é essa… terem uma empresa que não cumpre os mesmos deveres legais, e que prestam o mesmo serviço.
Há aqui uma questão pertinente que pelo menos não vi ainda ninguém responder.. Então se a UBER faz a ponte entre clientes e empresas que têm licenciamento , e se estas empresas antes da UBER sempre trabalharam sem problemas, porque é que agora é que há um problema ?!?
Relativamente a este assunto poderão existir várias opiniões, o que é normal dada a pouco informação sobre o assunto e a violência que possa vir a estar envolvida. Mas gostaria de partilhar a minha opinião. Um alvará de um táxi em Lisboa custa aproximadamente 100.000€, ou seja, qualquer pessoa que pretenda adquirir um táxi tem de adquirir um alvará existente uma vez que estes estão limitados a cerca de 3.500 (aproximadamente). Como é lógico de compreender uma pessoa que possua um táxi necessita de realizar um investimento inicial elevado, eu por exemplo tenho familiares que investiram toda a sua vida nos táxis que têm como sustento da sua família, agora se for possível transportar pessoas e cobrar por isso sem a necessidade de aquirir licenças deste valor, como é possível compreender as mesmas futuramente irão valer 0 (zero). Esta situação é muito mais complicada do que possa parecer, porque como existem motoristas de táxi que emboram frequentem o curso para poderem estar habilitados a conduzir, não apresentem zelo pelo trabalho que praticam, o mesmo acontece em todas as profissões..basta vermos os políticos corruptos que temos no nosso país. Outro ponto pouco falado é os seguros que os táxis são obrigados a ter, caso seja do desconhecimento da maioria das pessoas se algum de nós tiver um acidente num táxi que seja necessário o pagamento de despesas médicas ou de outra natureza um táxi é obrigado a ter um seguro que cubra todas as situações, já os veículos da Uber são particulares, logo o seguro que possuem não têm em conta estas situações…Muitos dos motoristas de táxi têm de melhorar os seus modos, e tratar mal os clientes é inaceitável, por isso sempre que o tal aconteca é nosso dever exigir factura para puder denúnciar os atos praticados pelos mesmos de forma menos própria. Posso dizer que já o fiz, e percebi que muitas vezes os patrões dos referidos motoristas ficam muito desagradados com o comportamento dos seus motoristas. Esta é a minha opinião e vale o que vale, mas sendo a Jessica do mundo das artes até posso fazer uma analogia, devemos pagar pelos filmes que vemos e cd´s dos artistas, ou por ser mais cómodo e barato realizar downloads ilegalmente através da internet?
grande resposta e muito bons argumentos. de facto, existem taxistas mal educados mas para já não são todos (e esse é o problema das generalizações), e mesmo assim isso não é razão para surgir uma empresa concorrente que não tem nem metade dos custos. a minha mãe é taxista e vejo o quanto ela se esforça para fazer algum dinheiro, visto que metade é só para cobrir os custos. falam na má educação dos taxistas mas nunca da dos clientes, dos que vomitam nos táxis, nos que fogem, roubam, assaltam. E agora surge uma empresa que “rouba” todos os clientes? Ok, mas pelo menos que cumpram os mesmos deveres, que paguem os mesmos valores de seguros e etc. Senão, é simplesmente injusto.
Gosto muito, belo post!
http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/taxistas-contra-a-uber-com-manifestacoes-em-lisboa-porto-e-faro-1707091
Quem lhe escreverá estes textos? Para quem não sabe o significado de: ” chalupa ” …