
That time of the month
Ora bem… Este post é mesmo coisa de miúdas, ou melhor, Mulheres!
Eu sempre sofri de dores menstruais, tanto que bastante cedo comecei a tomar a pílula para regularizar o ciclo e aliviar as dores. Há mulheres que engordam, há mulheres que se sentem melhor e outras pior, mas a mim a única coisa que fez foi mesmo aliviar as dores e regularizar.
Com o passar dos anos eventualmente deixei de tomar a pílula porque não me sentia bem, e não a tomo quase há 10 anos. Atenção, com isto não vos estou a dizer para deixarem de tomar!!! Todas nós somos diferentes, e caso deixem já sabem os cuidados que devem ter – procurem a vossa médica e tirem as vossas dúvidas.
Anyway… Com a idade, as dores menstruais têm aumentado e já fiz de tudo – desde botijas de água quente a alterar alimentação… Nada ajuda, nem os comprimidos destinados a dores menstruais!
Normalmente o primeiro dia é o pior, mas hoje as dores foram tantas que nem consegui ir trabalhar esta manhã. Estou na mesma posição desde que acordei. 🙁
Alguém sofre do mesmo mal? E já agora, o que vos ajuda?
Beijinhos
Eu faço aquilo que escreveste no livro: 1,5l água + morangos/ananás. E funciona, funciona mesmo. Deixei de comprar trifenes 😉
A mim, mesmo com pilula tenho umas dorzinhas. Começa com dores de cabeça, passa pelas costas e quando vai à barriga fico ko!!
A botija de água quente é das coisas que mais me alivia, a minha avó fazia chá e dizia que assim aquecia por dentro e chegou a massajar-me com vicks (aqueles boioes que supostamente se usam nas constipaçoes), fica tao freco e com cheiro a eucalipto e acaba por aliviar! (Esse mesmo frasquinho é magico na tosse e nariz entupido, pode colocar-se no peito e na parte exterior do nariz, já li que por na base dos pés quando se tem tosse, que ajuda, mas nunca testei). Beijinho e as melhoras (come uns doces que alivia logo…a alma)
Eu normalmente uso umas almofadas de semente de trigo aquecidas 3 minutos no microondas e ponho sobre a barriga. Normalmente passa e eu sou daquelas raparigas que as dores menstruais basicamente paralisam. As melhoras :*
Eu também tinha esse problema. Comecei a tomar a pílula e regularizou o período menstrual, mas ás vezes ainda tenho uma dor ou outra. Mas nada como antes! O que faço? Tento aguentar. Só mesmo em último recurso é que tomo um comprimido para as dores.
Como costumo ter muitas dores de cabeça, já tomo muitos comprimidos e qualquer dia já não me faz efeito. Portanto tento, neste caso, de tomar em ultimo recurso.
Já tive de trocar várias vezes de pílula porque se aliviava as dores menstruais, dava-me uma enorme dor num dos seios… Entretanto com a que tomo atualmente não tenho dores menstruais nem no peito, mas sofro de outros efeitos e dores de cabeça pelo que também estou a ponderar abandonar este método… Por curiosidade qual é o método contraceptivo que usas?
Eu tinha dores tão horríveis que me deixavam de cama, e cheguei até a vomitar. A minha mãe ficava tão desesperada, que encontrou na internet algo que para mim passou a funcionar como um alívio às dores… A acupressão. Ela fazia-me umas massagens (com força) nos gémeos, no sentido ascendente.
Vale a pena tentar. Aliás, vale tudo numa hora dessas! As melhoras 🙂
Eu também sempre sofri imenso… ficava incapacitada. Não tenho mais essas dores, e porquê? Tive um filho, e desde então as dores desapareceram!!! 🙂
A Reflexologia Podal pode ajudar-te. No caso de não quereres colocar os teus pés nas mãos de alguém, pode fazer-te automassagem sobre a planta do pé, começas uns dois dias antes de vir a menstruação, e continuas durante todo esse “periodo”, uma vez ao dia, cerca de 15 minutos. Os resultados vão-te surpreender.
Olá, Jessica.
Não tenho por hábito seguir o teu blog porque considero que não sou o seu público alvo mas hoje, ao fazer “zapping” no meu FB, li uma notícia tua que me despertou curiosidade (neste caso, ainda bem) pois percebi que deparei-me com um tema que me importa.
Li os relatos que fizeste das tuas dores mensais e acredita que se não fosse por este motivo, não viria aqui mas sinto que devo fazê-lo: como homem, marido e namorado que sou da minha princesa.
A minha esposa teve (e pontualmente tem) os mesmos sintomas que tu e usava as mesmas técnicas que tu para amenizar as dores. Faltou várias vezes no primeiro dia da menstruação, não conseguia mexer-se com tantas dores, ficava em casa, faltou à escola.. isto durante anos e nunca se detetou nada de anormal… com “uns trifenes ou outros comprimidos passa” falavam os outros, “passava a vida a faltar, e curiosamente quando é 6f ou 2f, sabe muito aquela”, criticavam outros tantos. Somos peritos em julgar os outros.
Incomodava-me vê-la assim até que um dia fomos à sua Ginecologista e após alguns exames foi marcada uma laparoscopia para remover um quisto no ovário. A “surpresa” surgiu durante a operação em que a médica percebeu que a minha esposa tinha endometriose profunda e foi removida por milagre pela médica uma vez que o objetivo era a remoção do quisto.
Pois bem, nunca tínhamos ouvido falar da endometriose até que nos foi explicado o que era e como atua esta doença silenciosa.
“Os principais sintomas da endometriose são dor e infertilidade. Aproximadamente 20% das mulheres têm apenas dor, 60% têm dor e infertilidade, e 20% apenas infertilidade.
Existem mulheres que sofrem dores incapacitantes e outras que não sentem nenhum tipo de desconforto. Entre os sintomas mais comuns estão:
• Cólicas menstruais intensas e dor durante a menstruação;
• Dor pré-menstrual;
• Dor durante as relações sexuais;
• Dor difusa ou crônica na região pélvica;
• Fadiga crônica e exaustão;
• Sangramento menstrual intenso ou irregular;
• Alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação;
• Dificuldade para engravidar e infertilidade.
A dor da endometriose pode se manifestar como uma cólica menstrual intensa, ou dor pélvica/abdominal à relação sexual, ou dor “no intestino” na época das menstruações, ou, ainda, uma mistura desses sintomas”
Têm mais informação aqui:
http://www.gineco.com.br/saude-feminina/doencas-femininas/endometriose/
http://antoniosetubal.com/tratamentos/#C4
Posto isto, quero apenas sensibilizar-te para falares com a tua médica/o sobre este tema e perceberes se eventualmente pode estar relacionado com os sintomas que apresentas pois hoje em dia, como homem, marido e namorado que sou, não vou olhar para as dores menstruais das mulheres que me rodeiam e fingir que é apenas uma dor e ignorá-la ou julgá-la como tantas vezes fazemos. Não tinha perceção da gravidade e hoje tenho. E a forma que encontro é alertar e sensibilizar os outros e mudar mentalidades.
Espero que leias esta mensagem e que, acima de tudo, falasses com o teu médico e não te limitasses a sofrer com as dores pois, uma das coisas que o médico nos disse foi: a menstruação provoca desconforto e não dores intensas ao ponto da pessoa não se mexer. Se isso acontece, algo não está bem.
Fica bem e espero ter ajudado.
David Mota
Gostei do comentário, parabéns por partilhar como homem a sua preocupação para com as mulheres com este problema (também tenho dores mas não endometriose). É importante alertar e tornar as outras pessoas que não sofrem mais conscientes de que não somos todas iguais e quando estamos com dores (e uma mulher em geral suporta bastante bem a dor) não é ‘fita’.
Jessica, no meu caso que sofria com muitas dores, o que resultou melhor (nunca tiramos as dores por completo) era o Buscopan Compositum. Tomava 2 de uma vez só e aliviava imenso porque este medicamento atua na dor mas também nos espasmos abdominais. O saco de água quente acelerava o processo apenas mas tornava mais curto o período de duração da dor. Depois de ter tido o meu filho as dores melhoraram imenso e agora não preciso de tomar medicação porque as dores são bastante suportáveis.
Sei bem o que isso é! Até cheguei a ir para o hospital, mas felizmente melhorou com a pílula. Costumo tomar spidifen e alivia imenso 🙂
Beijinhos