
Travel Log #6
Desde que cheguei a Bali que quis fazer aulas de culinária, mas todos os preços que fui vendo eram super caros (em dólares estamos a falar de 60)…
Continuei a viajar e foi em Ubud que me chegou a informação de umas aulas de Bali Cooking muito bem classificadas pelo TripAdviser que estavam disponíveis para o dia seguinte, e a metade do preço das outras aulas que tinha visto.
Foram-me buscar, no carro conheci uma família canadiana que está a viajar há 9 meses! Que sonho, ui. Casal com dois filhos (um de 8 outra de 12), decidiram tirar um ano para fortalecer a relação da família e os valores entre eles. Eu acho magnífico, os miúdos estão a fazer homeschooling enquanto viajam.
Bem, voltando à cozinha. Comecei o dia no mercado, que te deixa muito a pensar quando vês as condições da comida, ou neste caso como é tratada… Vês cães nas mesas, ratos a passar, insectos e moscas… O nosso guia fez logo questão de dizer que de todos os ingredientes que íamos usar, nada viria do mercado pois não queriam que tivéssemos BB (Bali Belly).
Seguimos para os campos de arroz e para a aula. Fomos recebidos em casa da família que nos ia ensinar a cozinhar, ambiente super caseiro. Fez-nos ali uma pequena explicação de como viviam todos juntos, de que o mais velho da casa ficava sempre com o quarto virado para Norte e, quando os filhos homem casavam, a lua de mel era no quarto dos avós ou do mais velho da família. Ahhh e quando os filhos nascem nunca deitam a placenta fora, enterram no jardim junto ao quarto do mais velho, virado para Norte.
Eu fui a única do grupo a fazer o prato vegetariano. Aprendi a fazer sopa de cogumelos e vegetais, o molho básico amarelo, frango em caril de coco, mistura de frango grelhado em paus de bambo, vegetais em molho de amendoim, salada de coco e feijões, peixe cozido a vapor em folhas de banana, banana cozida em açúcar de palma. Portanto estão a ver, passei a manhã a cozinhar e a aprender uns quantos pratos que vou poder (tentar) fazer em casa. Troquei o frango por tofu, mas cada um faz como quer. No fim recebes umas fotocópias com as receitas e opções de troca de ingredientes que podemos não ter no nosso País.
Posso-vos deixar o site, caso estejam a pensar em viajar não percam a oportunidade de fazer aulas, mesmo que não seja nesta. É sem dúvida uma mais valia para quem gosta de cozinhar.
E ainda vos deixo a receita da sobremesa, que é super fácil…
www.paon-bali.com / Subawaubud@yahoo.com
Ahhhhh e terminei o meu dia com uma cremação linda…
I love Ubud <3
Beijos
Ingredientes:
- 2 bananas
- 2 colheres de açúcar de palma
- 2 colheres de creme de coco
- 5 pedaços de jaca
- 1 folha pandanus
- 1 colher de farinha de milho (opcional)
- Uma pitada de sal
- 2 chávenas de água
- Nota: as colheres são de sopa
Topping opcional:
- Uma colher de coco ralado
- Uma colher de açúcar de palma
Instruções:
- Cortem as bananas e a jaca em fatias finas, e ralem o açúcar de palma.
- Fervam a água e acrescentem a folha de pandanus, a banana, a jaca, o açúcar de palma e o creme de coco. Entretanto, num recipiente à parte, juntem a farinha de milho a duas colheres de água e misturem. Deixem a mistura de banana cozinhar por 2 minutos e depois adicionem o líquido da farinha de milho, misturando devagar, para engrossar.
- Misturem por menos de um minuto e tirem a panela do lume. Sirvam num prato de sobremesa.
- Para fazer o molho opcional, fervam uma colher de açúcar de palma em meia chávena de água, até que se torne consistente. Usem esta mistura como topping e terminem com o coco ralado por cima.
Que delícia!! Um dia espero vir a ser como esse casal canadiano 🙂
Vem fazer parte da inciativa “Blogger Christmas Wish – Solidariedade” http://missindigo.blogspot.pt/2014/12/blogger-christmas-wish-solidariedade.html
Jessica essa comida tem tãooooo bom aspecto!! 🙂
Jessy! Muito bom! Estou a gostar muitos das experiencias com que nos tens contemplado. Obrigada.
Indonésia é um dos destinos que tenho intenção de visitar. Este blog está a ser inspirador.
Estou adorar acompanhar esta viajem. Obrigada pela partilha, no blog e instagram.
Para a próxima leva-me ctgggggggggggggg…. a adorar acompanhar as tuas experiências 😛 ****
Não desfazendo a história do Ketut motorista, há “milhares” de Ketuts (nome) em Bali: é o nome do 4º filho. os 1º filhos são Wayan e o 2º Kadek. Não me lembro do 3º:)
Mas toda a experiencia de visitares o Ketut “healer” é inesquecivel:)
Ubud é o melhor de Bali, custa tanto deixar Ubud <3 Também tenho um livrinho fotocopiado desses em casa, tenho de pôr mais as mãos à obra!